sábado, 20 de agosto de 2011

Meu casamento - Parte 1: Escolha do local e dos serviços de buffet e decoração

Quando estava procurando dicas para organizar meu casamento, eu até gostava de ler posts com informações técnicas a respeito dos vários assuntos envolvidos, mas o que eu realmente amava era ler posts sobre histórias reais! Ver fotos de casamentos de verdade e ler os comentários a respeito, tentando aprender com a experiência de outras noivas e usando suas idéias como inspiração.

Foi por isso que resolvi começar a escrever sobre o meu casamento e usar a experiência que tive para ajudar outras noivinhas, que assim como eu procuram nos blogs inspirações e dicas para realizar seu sonho. Vamos começar?!

Eu moro em um bairro chamado Piabetá! Ele fica no município de Magé, no Rio de Janeiro mesmo, rsrs, e fica bem pertinho de Petrópolis. Nos últimos 7 anos da minha vida eu morei em Niterói por conta da faculdade e do Mestrado, e no finalzinho de 2010 voltei para minha terra para organizar meu casamento.

Eu e o Estevão estamos juntos há bastante tempo e em novembro de 2010 escolhemos a data do nosso casamento, que seria no dia 26 de março, quando completaríamos 10 anos juntos, mas acabou acontecendo no dia 19 de março por conta de uma mudança repentina no local da cerimônia. Com relação ao local onde iríamos nos casar, a princípio queríamos que fosse em Niterói, porque até então estava tudo certo de que moraríamos lá, mas quis o destino que encontrássemos nosso apartamento em Piabetá mesmo, depois disso eu acabei passando para o Doutorado na UFRJ (bem mais perto) e ele foi transferido para trabalhar em Xerém, então tudo convergiu para que ficássemos aqui, pelo menos por enquanto, rsrs.

Decidimos que queríamos um casamento muito íntimo, para poucas pessoas, somente familiares e amigos mais próximos, fechamos uma lista com 100 convidados. Não queríamos festa com badalação, pois não faz nosso estilo e optamos por fazer uma cerimônia seguida de um coquetel. Resolvemos não casar em uma igreja, mas queríamos uma cerimônia religiosa, então decidimos por uma benção religiosa no mesmo local em que seria realizada a recepção.

Uma vez que o conceito estava definido em nossas cabeças, precisamos correr para encontrar profissionais que pudessem transformar nossas ideias em realidade. Nós só teríamos 5 meses para resolver tudo e nosso orçamento estava apertado, então estávamos procurando por bons serviços com preços acessíveis e isso não foi uma tarefa muito fácil.

A primeira coisa que procuramos foi pelo serviço de buffet e decoração, nós não contratamos cerimonialista, pois achamos que não seria necessário (grande erro, rsrsrs) então precisávamos de uma solução para coordenar todos os serviços. Acabamos descobrindo que alguns salões e serviços de buffet oferecem pacotes completos, alguns deles incluindo até foto e filmagem. Nós queríamos um que reunisse pelo menos buffet e decoração e encontramos serviços muito bons, mas alguns deles eram bem caros.

Não havíamos decidido ainda o local, só sabíamos que seria perto de casa. A princípio pensamos em Duque de Caxias, pois lá existem vários salões muito bons para casamento e ficaria fácil para o deslocamento da família e dos amigos, que em sua maioria viriam do Rio e de Piabetá. Procuramos muito por lá, mas não encontramos nenhum lugar que de fato combinasse com o que pretendíamos... não me entendam mal, vimos lugares lindos, mas estávamos a procura de um lugar pequeno e aconchegante e esse lugar ainda não tinha aparecido.

Visitamos um salão muito bom perto de Piabetá, e estava tudo certo de que seria lá... o preço do aluguel era justo e a infraestrutura era boa, mas era meio contramão para chegar lá. Deixamos em stand by e fomos procurar o serviço de buffet e decoração. Visitamos muitos serviços e acabamos escolhendo um que atendia bem às nossas necessidades e tinha um orçamento pelo qual podíamos pagar, o Buffet Fantasy, cuja responsável se chama Aline Klein. O serviço de buffet deles é ótimo, tudo de muita qualidade, uma delícia, e além do buffet eles ficariam responsáveis também pela decoração e já tinham um florista também à disposição, aliás o florista foi ótimo e fez verdadeiro milagre com as flores, rsrs, em um outro post sobre a decoração do casamento eu conto o porquê.

O único ponto negativo do serviço, mas isso é muito relativo, foi o fato de que por chegarmos lá em cima da hora a primeira equipe deles, que conta com a própria Aline no dia da festa, já estava reservada para outro evento no mesmo dia e ficaríamos com a segunda equipe. No que diz respeito à decoração e aos serviços de garçom, copa e cozinha eles foram impecáveis, mas na ausência de uma cerimonialista ou assessora, como no nosso caso, ter alguém com experiência no assunto para resolver alguns pepinos que podem ocorrer no dia é algo indispensável e a Aline meio que ajuda nessa parte, como ela não pôde ficar para o nosso casamento, tivemos alguns probleminhas durante a festa e ninguém sabia como resolver, nada que afetasse os convidados, mas que gerou um certo stress para os noivos, mas acontece né... agora eu aprendi, ter assessoria durante a festa é fundamental.

O buffet nos deu a ideia de outro local para realizar a festa e a cerimônia e nós gostamos, inclusive até fechamos o local, mas depois ficamos preocupados porque este salão é dividido em 2 ambientes, um maior e um menor, que na verdade é uma expansão e seria esse o local escolhido, e descobrimos que no dia do nosso casamento estaria acontecendo uma festa no salão maior e como queríamos fazer uma coisa muito reservada acabamos optando por voltar ao local original, mas  eles não tinham mais vagas para o dia que queríamos... fiquei desesperada, rsrs, mas como Deus nunca falha, rs, ele atendeu às minhas orações e preparou um lugar especial para nós, perto da casa onde meu marido morava, em Fragoso, no caminho para a serra Imperial de Petrópolis e bem ali, em uma rua escondidinha aos pés da serra estava uma casa linda, um sítio pequeno, com um belo gramado e um espaço coberto com telhas coloniais, simples e aconchegante, o Sítio Recanto da Fazenda. Foi meu sogro quem viu o lugar durante uma caminhada e falou com o Estevão, fomos até lá e conversamos com a dona do local, mas ela só tinha vaga para o dia 19 de março, checamos com o buffet e conseguimos fazer todas as mudanças para que o casamento fosse nesse dia. Local escolhido, buffet escolhido, decoração escolhida?! Claro que não, rsrsrs, isso demorou um pouquinho, e será assunto para um novo post, rsrs.

Para fechar o post de hoje vou dar alguns detalhes e valores dos serviços contratados para que vocês tenham uma ideia do quanto gastamos contratando o buffet e o local.

Local escolhido - Sítio Recanto da Fazenda - Aluguel para o sábado: R$ 750,00 por 5 horas de festa, porém o local foi liberado desde às 7:00 para começar a organização.
Neste valor estavam incluídos o local e um conjunto de 22 mesas e cadeiras de ferro comuns, acabamos não usando as cadeiras, pois alugamos outras por fora. Abaixo vou colocar algumas fotos que tiramos do sítio em uma das nossas visitas. Peço desculpas pela qualidade das fotos, mas a máquina não era minha e eu não estava conseguindo de jeito nenhum mexer com ela, rsrs.

Visão da casa e da lateral coberta

Visão do gramado dos fundos, com vista para a Serra de Petrópolis

Visão do gramado da frente e da área lateral coberta

Visão da área dos fundos com piscina e churrasqueira 

Parte interna da área coberta 

 Gramado da frente e casa vistos de dentro da área coberta

A ideia original era fazer a cerimônia no gramado e a recepção na área coberta, mas como março é o mês das águas e tinha chuva anunciada para o fim de semana do nosso casamento, optamos por não arriscar. No final das contas nem choveu.

Os telefones do sítio Recanto da Fazenda são estes aqui 3655-3308, 7576-6727, 9296-2891, 8666-2773, e o nome da proprietária é Eulina Gomes.

Com relação ao buffet, escolhemos não fazer jantar, e sim um coquetel. A proposta da Aline foi servir um coquetel completo.

1) Inicialmente foram servidos salgados variados (fritos, assados e folheados), uma média de 20 por convidado;

2) A seguir foram servidas as entradas: torteletes de palmito, canudinhos recheados com pasta de frango, e tábua de frios (1 tábua por mesa) composta além dos frios por mousse salgada com torradas, e ovos de codorna com molho rosé. Achei muito legal essa ideia da tábua de frios individual para cada mesa, muito mais elegante e os convidados adoraram.

  Essa foto é de outro casamento que a Aline fez, mas a tábua de frios do meu foi igual

3) Depois das entradas foram servidas 2 opções de mini jantar. Nós optamos por 2 pratos quentes: Salada quente de bacalhau e penne ao molho de camarão. Uma delícia!!!

4) Como sobremesas foram servidos o bolo (simplesmente perfeito) e doces finos. No lounge a Aline colocou ainda uma cascata de chocolate com frutas. Foram feitos 2 bolos, um de 3 andares, e um menor para corte. No final da festa o bolo de 3 andares não foi nem tocado e nós trouxemos ele inteirinho para casa, rsrs.

O bolo

Os doces

A cascata

No buffet estavam incluídos o bolo e 400 doces finos, além da cascata de chocolate, mas uma das minhas irmãs, a Flávia, tem um restaurante/lanchonete em Cabo Frio e nas horas vagas trabalha com buffet e me deu ainda de presente mais alguns doces fondados de nozes e bombons recheados com doce de leite, além dos bem-casados que estavam simplesmente divinos, tudo feito por ela mesma, que é super talentosa.


Os docinhos de nozes da minha irmã Flávia

Os bem-casados da Flávia

5) Não servimos bebidas alcoólicas, somente refrigerante, sucos e aguá com e sem gás, tudo incluído no buffet.

Vamos falar então dos valores, o contrato fechado com o buffet incluía:
> Todo o serviço de buffet já mencionado;
> Serviço de apoio composto por: 4 garçons, 1 auxiliar de cozinha, 1 copeiro, 1 recepcionista e 1 porteiro;
> Todo o mobiliário utilizado na decoração com exceção das mesas e cadeiras dos convidados;
> Louça completa;
> Tampos redondos de madeira para as mesas dos convidados;
> Toalhas para as mesas;
> Decoração completa com exceção das flores e pontos de luz.

Isso tudo nos custou R$ 4.000,00. Achamos que o preço foi muito bom!

Se alguém se interessar e quiser o contato do sítio ou do buffet é só me mandar um e-mail que eu passo, ok?! A Aline atende a outros municípios, inclusive ao município do Rio de Janeiro.

No próximo post vou contar sobre meu próximo passo... a escolha do vestido de noiva!!!

Até lá!

20 comentários:

  1. Achei muito boa essa sua idéia de dividir experiências e com certeza você vai conseguir ajudar muitas noivas perdidas por aí! Quem lê, pode até pensar que foi simples, mas ninguém melhor que a gente pra entender como foi complicado ajeitar todos os mínimos detalhes pro grande dia!
    Adorei o post... Mal posso esperar pra ler os próximos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei seu comentario !!!!Por sinal eu conheço os serviços da Aline ela realmente e divina em tudo que faz(buffet), fiz meu casamento com ele tb ha tres anos atras e adorei tudo.Estou pensando em fazer a festinha da minha filha de um ano com ele devido o conhecimento e a segurança que ele nos passa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia! Que bom que gostou!
      Tenho certeza que se fizer com eles a festinha da sua filha será um sucesso!!!
      Obrigada por comentar aqui!
      Bjs!

      Excluir
  3. Maria eu gosto do seu blog porque voce 'e uma pessoa muito simpatica,voce da todos os detalhes e 'e isso que muitas noivas procuram,ha noivas que falam que economizaram no casamento e quando lemos os posts nao 'e isso que mostram,sinceramente achei seu casamento muito lindo e todo o sevico foi muito bem feito por esse precos mencionados.
    Ps1:Seu bolo 'e lindo
    Ps3:Ideia da cascata foi D++++,ainda nao tinha visto
    Ps2:Os doces tao um luxooo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julhia!!!

      Muito obrigada por ser sempre tão carinhosa em seus comentários! Quando decidimos nos casar eu não fazia nem ideia de quanto custava um casamento e realmente me assustei com alguns valores que encontrei por aí! Minha motivação para fazer o blog foi justamente mostrar que é possível casar sem precisar decretar falência para isso!!!rsrs

      O bolo ficou realmente fofo, e os doces também ficaram lindos né?! A ideia da cascata é bem comum por aqui, eu acho muito bacana e os convidados piraram!!!rsrs

      Bjins!!!

      Excluir
  4. olá queria o telefone e saber onde fica o escritorio do buffet..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, me mande um e-mail: sposata.blog@gmail.com e eu te passo o telefone e o endereço por lá!

      Excluir
  5. OI MARIA CAROLINA!!!

    BOA TARDE VC TERIA O NUMERO LA DO RECANTO .... DESDE JÁ AGRADEÇO

    BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, por favor, para saber mais informações me mande um e-mail sposata.blog@gmail.com e eu te passo o telefone e o endereço por lá!

      Excluir
  6. Olá, Maria Carolina! Eu gostaria mto do tel. e endereço deste buffet da Aline. Meu e-mail é dannynovosom@hotmail.com

    Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi querida todo bem?
    Achei tudo tão lindo e principalmente um Orçamento que cabe no bolso!!
    Vc poderia me enviar o ctt da Aline?
    Meu email: bethdarocha@yahoo.com.br
    Obrigada.

    Beth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beth,

      Respondi por e-mail!

      Obrigada por sua visita!

      Excluir
  8. Adorei tudopoder me passa o numero
    Do buff da aline mei imail
    anaruth2011@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá...Pode me enviar os contatos do buffet?
    amandacampos.uerj@gmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Olá por favor me passa os contatos do Buffet. Meu e-mail é erica_fmmedina@hotmail.com.
    Aguardo resposta.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Gostaria do tel da Aline, meu e-mail é evilinrj@yahoo.com.br!! obgada

    ResponderExcluir
  12. Oi, gostaria de saber o tel da Aline, meu email ninhavg@yahoo.com.br.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. olá gostaria de saber o contato do buffet fantasy
    meu email silvaribeiro@pop.com.br
    obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Oi meu imail e gabrielamello2878@gmail eu gostaria de saber sobre o coquetel pois caso ano que vem obrigado

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!