domingo, 2 de setembro de 2012

Cheesecake light de ricota e morangos

Olá minhas amigas, como vocês estão?

Antes de iniciar o post de hoje quero agradecer de coração por todas os comentários tão carinhosos que tenho recebido de vocês!!! Obrigada!!!

Hoje trago para vocês uma receita meio que criada/adaptada por mim com uma historinha por trás... vamos começar pela história! Eu amo cheesecake... sempre gostei muito, mas nunca tinha me aventurado a tentar fazer até alguns meses atrás. A primeira tentativa foi frustrante... peguei uma receita em um site super confiável, segui direitinho as instruções e o cheesecake ficou tão ruim que foi impossível de comer, era como se nós tentássemos comer mel com açúcar, dá para imaginar?! Sério... nem as formigas quiseram, acho que teriam uma overdose de sacarose se tentassem comer aquilo, rsrs... enfim, depois de tamanha frustração comecei a torcer o nariz para várias receitas de cheesecake, eu sempre achava que ia dar errado, até que eu desisti de achar a receita perfeita.

No fim de semana do Dia dos Pais nós convidamos meus sogros, meu cunhado e a namorada dele para almoçarem aqui e aí eu comecei a ficar inquieta com a sobremesa, pois minha sogra não pode comer algumas coisas e eu sei que ela é uma fomiguinha, se tivesse doce normal ela iria comer e depois eu sei que não faria bem à ela. Decidi que iria tentar o cheesecake mais uma vez, porém dessa vez queria uma receita light/diet... as que eu achei não me agradaram, daí lembrei da minha avó falando que cozinha não é somente uma questão de seguir as receitas, mas de usar a intuição. Falei com meu marido que iria "inventar" um cheesecake com base nas outras que eu já conhecia e ele deu o maior apoio e também me mandou usar a intuição. Ok, lá fui eu... mistura isso, acrescenta aquilo, mais um pouquinho daquilo outro e a receita ficou maravilhosa!!! Gente, não estou querendo me gabar não, mas ficou boa mesmo, tanto que teve gente raspando os farelinhos que ficaram na assadeira, rsrsrs. E quer saber o que mais?! Tem realmente baixas calorias e baixo teor de sacarose, não leva nenhum pouquinho de leite condensado ou creme de leite e ainda assim fica extremamente cremosa... querem algo melhor que isso?!


Obs: Minha receita rendeu uma fôrma baixa com 22cm de diâmetro e dois ramequins, só que não deu tempo de tirar foto da torta grande, rsrs, então só tenho as fotos dos ramequins, ok?!

Vamos à receita...

Cheesecake light de ricota e morangos




Ingredientes:

Massa

> 1 pacote de biscoitos de maisena light (eu usei o Piraquê)
> 1/2 xícara de margarina light derretida

Recheio

> 250g de ricota cremosa (eu usei creme de ricota Tirolez)
> 1/2 xícara de chá de leite desnatado
> 1/4 de xícara de açúcar Fit União

Obs: Esse açúcar é maravilhoso, agora aqui em casa só dá ele!!! É uma mistura de sacarose + sucralose, que tem metade das calorias do açúcar convencional com o dobro de poder adoçante. Se você optar por usar açúcar convencional use o dobro, ou seja, 1/2 xícara de açúcar.

> 3 ovos
> 1/2 colher de chá de essência de baunilha (se não tiver em casa use raspas de casca de laranja ou limão)

Cobertura

2 xícaras de morangos lavados, sem as coroas,  cortados ao meio
1/2 xícara de chá de açúcar Fit União (ou 1 xícara do convencional)
Suco de 1 limão
1 colher de sopa rasa de gelatina de morango diet
1/2 xícara de chá de água fervente

Modo de preparo

Massa

No liquidificador ou processador triture bem os biscoitos. Passe os biscoitos triturados para uma vasilha, acrescente a margarina derretida e misture bem, apertando com as mãos até obter uma consistência de paçoca. Reserve. Forre o fundo de uma fôrma de fundo removível com a farofa de biscoito, apertando bem com a parte de trás de uma colher para que a s

Recheio

No liquidificador bata todos os ingredientes do recheio, até formar uma mistura líquida homogênea. Reserve.

Cobertura

Em uma panela misture os morangos, o açúcar e o suco de limão. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Enquanto os morangos cozinham dissolva a gelatina na água fervente e reserve. Assim que a calda levantar fervura continue mexendo por mais uns dois minutos, acrescente então a gelatina dissolvida na água e misture bem. desligue o fogo e espere a calda esfriar.

Montagem e finalização

Forre o fundo de uma fôrma de aro removível com a farofa de biscoito, pressionando bem com as costas de uma colher para que a massa fique compacta e com uma superfície bem lisa. Despeje o recheio sobre a massa e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC até que o recheio fique firme e com uma superfície levemente dourada. Depois de assada retire do forno e deixe esfriar. Quando o recheio já estiver frio despeje a cobertura (também já fria) por cima e leve à geladeira até a hora de servir. Decore a gosto.

Obs: Se sua fôrma tiver fundo móvel, retire a torta da geladeira alguns minutinhos antes de servir para facilitar na hora de desenformar. 

Bjins!


Essa postagem faz parte da blogagem coletiva do blog Larissa Todo Dia - Tema: Receitas Light


15 comentários:

  1. Menina, eu também adoooorooo cheesecake. Nunca me aventurei em fazer não, mas por essa sua receita não parece ser tão difícil.

    Tenha um maravilhoso domingo!

    bjooo

    Nena Lira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nena!!!

      Pode fazer que não tem erro... fica muito bom mesmo e não acrescenta muitas calorias no final do dia!!!rsrs

      Bjins!

      Excluir
  2. Maria Carolina certamente o cheescake ficou maravilhoso, vou levar a receita!!!!
    Bjss e boa semana!
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel, obrigada! Leva sim!!!rsrs

      Bjins e boa semana para você também!

      Excluir
  3. ADOREI ADOREI E ADOREI. Amiga vc sabe que eu estou no processo de Reeducação Alimentar e não tem nada melhor do que versões leves de receitas amadas. Essa vou me organizar pra fazer no final de semana! Tenha uma semana leve e produtiva =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!

      Menina, ontem quando fiz o post lembrei logo de você... achei que tinha tudo a ver com seu programa de reeducação alimentar!!! Pode fazer que fica muito gostosa e nem parece que é diet/light! Espero que você goste!

      Bjins!

      Excluir
  4. Que deliiiiiiiiiiiiicia!!!!
    Menina muito obrigada pelo carinho lá no blog,agente encontra nosso refúgio aqui né?
    Amei que vc gostou do meu cantinho,isso só me faz querer ficar aqui pra sempre hehe
    Espero que possamos conversar bem mais,e eu vou estar por aqui sempre tb ok????
    Bjksssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!

      Uma das coisas de que mais gostei nessa blogosfera foi conhecer pessoas tão legais! Espero realmente formar grandes amizades por aqui!

      Pode contar comigo sempre no seu cantinho também!

      Bjins!

      Excluir
  5. Fiquei com água na boca!
    Parece ser uma delícia, hummmm *-*


    Bjs

    Blog: Blog Worspite Noivas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!

      Eu sou suspeita para falar né?!rsrs
      mas fica bem gostosa mesmo!

      Bjins!!!

      Excluir
  6. Humm q delicinhaaa :)
    ficou lindoo seu Cheesecake,adoreii a receitinha...bjinhosss

    tenha uma semaninha abençoada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simony,

      Que bom que gostou!!!

      Bjins e boa semana para você!!!

      Excluir
  7. Oi amiga, já comentei nesse post, mas vim comentar de novo pq essa receita é linda e leve, meu marido não come cheese cake, estou com vontade de fazê-la só para mim em uma das minhas mini panelinhas. Beijos =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!

      Ah faz sim!!! A receita rende um cheesecake pequeno, ou voc~e pode fazer porções individuais e congelar, assim você terá alguns guardados para os dias em que a vontade de comer um docinho bater!!!rsrs

      Bjins amiga!!!

      Excluir
  8. Oi Maria Carolina! Tenho colesterol alto e caí aqui buscando uma receita de cheesecake que eu pudesse encarar sem culpa (ou quase!). Fiz ontem para o meu aniversário, e foi um sucesso! Todo mundo adorou, ninguém nem desconfiou que fosse light, até eu falar! Muito obrigada mesmo!!!

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!