segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Receita e tutorial: "Naked Cake" de morango e chantilly

Olá meninas!!! Olha só quem está de volta!!! Só que mais ou menos!rsrsrs

Ai  ai... que saudades de vocês e do meu cantinho!!! Faz mais de 1 mês que não apareço por aqui, mas mesmo assim continuei recebendo recadinhos, visitas e comentários de vocês e quero dizer que isso me deixou muito feliz!!!

Antes de começar a postagem de hoje preciso explicar algumas coisas... o motivo principal da minha ausência envolve um problema com os serviços de internet de qualidade (praticamente inexistentes) na região onde estou morando e isso me tirou a disposição para manter o blog, pois eu não consigo nem mesmo carregar as imagens de uma postagem!!! A coisa está tão estranha que na esquina da minha rua tem ramificação para os cabos de internet, mas na minha casa não, rsrs. Fique estressadíssima com isso, porque também uso muito a internet para o meu trabalho e as coisas foram acumulando até um ponto em que eu me enrolei bastante! A questão é que eu não aguento mais ficar longe daqui, então decidi ir voltando aos poucos, enquanto os problemas se resolvem... por isso, talvez eu não esteja presente por aqui na mesma freqüência de antes, mas não vou mais sumir por tanto tempo! E se as postagens não forem tão freqüentes, prometo caprichar nas postagens esporádicas!!!

Hoje quero compartilhar com vocês uma receita e tutorial para fazer um naked cake! Eu fiz esse bolo no aniversário do meu marido, em agosto, e foi um sucesso!!! Optei por adaptar uma receita de torta de morango que eu sempre faço, por ser o bolo preferido dele, e deu super certo... foi a primeira vez em que fiz um naked cake e ficou melhor do que eu esperava... confesso que todo o processo de confecção foi muito divertido, e eu fiquei bem orgulhosa no final, mas o que tornou essa receita ainda mais especial foi o fato do meu marido chegar em casa do trabalho, olhar o bolo em cima da bancada da cozinha, e dizer para mim que esse foi o bolo mais bonito que ele já viu... ganhei o ano!!!!!rsrsrs

Naked Cake de Morango e Chantilly


Ingredientes:

Massa:
> 3 ovos
> 2 xícaras (chá) de açúcar
> 1 xícara (chá) de água gelada
> 3 xícaras (chá) farinha de trigo peneirada
> 1 e 1/2 colher (sopa) fermento em pó
> 1 colher de chá de essência de baunilha

Recheio e cobertura:
> 3 a 4 caixas de morangos
> 1 barra de chocolate branco (aproximadamente 170g)
> 1 xícara (chá) de creme de leite
> 2 caixinhas de mistura para chantilly

Para regar o bolo:
> Refrigerante de guaraná

Preparo:

Massa:
Separe as claras e gemas, bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com a água até a mistura ficar espumosa e clara, a seguir vá acrescentando o açúcar aos poucos sem deixar de bater. Ainda com a batedeira ligada junte a farinha de trigo peneirada, aos poucos, e bata até a mistura ficar homogênea, depois acrescente a essência de baunilha. Por último, e com a batedeira desligada, acrescente o fermento e as claras em neve, misturando delicadamente com movimentos de baixo para cima para aerar a massa. Asse em forno preaquecido em 180ºC por aproximadamente 40 minutos (lembrndo que esse tempo pode variar de forno para forno) ou até que ao enfiar um palito este saia limpo.

Recheio:

Lave os morangos e seque-os bem. Separe alguns morangos inteiros e com as coroas para a decoração. Remova as coroas dos morangos restantes e divida-os em duas partes.

Prepare o chantilly conforme as instruções da embalagem. Separe aproximadamente 1 xícara bem cheia de chantilly para a decoração e reserve o restante.

Corte o chocolate branco em pedaços e derreta no microondas (ou em banho-maria). A seguir, acrescente o creme de leite, misturando bem até formar uma mistura homogênea. Espere a mistura esfriar completamente e vá acrescentando o chantilly reservado anteriormente aos poucos, misturando delicadamente para formar um creme leve.

Pegue uma parte dos morangos reservados anteriormente e corte em pedaços pequenos. Vá acrescentando os pedaços de morango ao recheio delicadamente.

Na segunda parte dos morangos, faça cortes na vertical (da base à ponta), dividindo-os ao meio e reserve.

Montagem e decoração:

Espere o bolo esfriar completamente...


... e divida-o em 3 camadas. Para um acabamento mais bonito, procure dividir o bolo em camadas com a mesma espessura. Posicione a camada inferior sobre um prato e regue-a com um pouco de refrigerante de guaraná. 


Acrescente uma parte do recheio...


... e disponha metade dos morangos cortados ao meio sobre o recheio. Esta parte é importante para o acabamento do bolo: Comece a dispor os morangos nas bordas do bolo, mantendo as pontas dos morangos voltadas para o centro do bolo e as bases para fora. Faça o contrário no centro do bolo, como mostra a foto a seguir, desta maneira é criada uma sustentação para a próxima camada e o bolo não fica desnivelado. 


Coloque a segunda camada de bolo e regue novamente com o guaraná.


Espalhe a outra parte do recheio... 


... e disponha os morangos, da mesma maneira como foi feito anteriormente. 


Coloque a terceira camada de bolo.


Espalhe o chantilly reservado sobre o bolo, de forma displicente mesmo...


... e decore com os morangos.


Vejam como ficou...







Agora algumas dicas e considerações:
  • Essa massa é muito versátil... é leve e tem um sabor neutro que combina com recheios variados, portanto, fiquem à vontade para usar o recheio de sua preferência... aqui no blog eu já usei essa massa para fazer a torta de damasco e o bolo decorado com pasta de leite em pó;
  • O charme do naked cake está em sua rusticidade, mas isso não significa que não precisamos tomar cuidado com o acabamento, por isso é preciso ter muita paciência durante a montagem do bolo, para evitar rachaduras na massa e evitar também que o recheio fique escorrendo;
  • O guaraná tem sabor neutro, deixa a massa úmida e levemente adocicada, mas cuidado para não exagerar na hora de regar o bolo, se ficar muito úmida a massa pode desmanchar e não sustentar as próximas camadas. O ideal é usar um refrigerante de boa qualidade, pois alguns deles deixam um sabor ligeiramente amargo;
  • Sempre que vocês usarem morangos e chantilly na decoração certifiquem-se de que os morangos estão bem secos, e se forem retirar as coroas, removam apenas as folhas, sem cortar os morangos, pois eles liberam água quando cortados, o que pode fazer o chantilly desandar.

Espero que tenham gostado!!!

Beijos a todas e ótima semana!

Daqui a pouquinho chego até vocês!!!

14 comentários:

  1. Ai que bom q está de volta!!! Adorei a receita! Quero fazer essa receita pra comemorar 1 mês de casados!

    Bjs

    http://chegouaminhavezdecasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bem vinda de volta!
    Que lindo que ficou seu bolo... Vou tentar qualquer dia desses.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Tava com saudade de vc...
    Amei a receita,sou doida pra fazer este bolo...bjo

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus que bolo lindo, fiquei com água na boca!!
    Muitos beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol
    Que bom que está de volta!
    Nossa amo morangos no bolo, esta receita está maravilhosa e fácil de fazer né? Adorei a massa.
    Imagino sua aflição em estar longe do blog. Que bom que as coisas vão se resolvendo, fico feliz por isso.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Carol ontem foi niver do maridão não fiz bolo, mas acho que ele merece um assim, sou louca para fazer esta receita, aliás eu tinha até congelado um bolo (o que fiz o vídeo do pavê) para fazer ele, mas agora vou pegar sua receita e mãos a obra quer dizer no bolo

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  7. Maria Carolina, que saudade, mas essas coisas gostosas, adoçam logo o paladar,
    dá trabalho, mas o final ficou lindo e de babar, beijo

    ResponderExcluir
  8. Que bom q você voltou...saudades de vc.
    Adorei o post...além de lindo parece delicioso.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Nossa, será que só aqui no Brasil as pessoas tem problemas pra ter uma internet digna, de qualidade? Aff... lamentável, né! Sem internet, eu piro... hahaha!
    E que bolo mais lindo, mulher! A massa parece super fofa. Adorei.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde querida, lindo seu blog, vem me visitar, se gostar do meu blog e quiser me seguir, te seguirei de volta, deixa o seu link, tenha uma linda semana abençoado por Deus, beijinhos!
    http://pontocruzdasamsara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Caroliiiiiina, que saudaaaaadesss!!! Eu senti muito sua falta. Mas vou dizer, viu, como vc me faz sofrer com essas receitas!!! Ainda bem que tô dando um basta nas dietas restritivas, pq um dia quero sentar e comer um pedaço desse naked cake com vccccc!!!! Hahahaha Muito liiindo!!! Bjkssssssss

    ResponderExcluir
  12. Amiga seu bolo ficou belissimo, nem vou pensar em quanto ele ficou gostoso para nao querer sair da dieta. Beijos =*

    ResponderExcluir
  13. estou amando essa nova ideia de fazer bolos, fica uma apresentação super bonita!

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!