quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Receitas - Torta de ricota e cebola

Oi gente!!!

Hoje tem receitinha no blog...

Pensem em uma pessoa que gosta, ou melhor, que ama cebola... essa sou eu! E meu marido também! Então aqui em casa cebola é um ingrediente indispensável!!! Uma outra coisa que eu amo é torta tipo quiche... aí eu olhei na despensa e resolvi inventar, foi só juntar a fome com a vontade de comer e saiu essa receitinha delícia que virou figurinha fácil aqui em casa!

Para aqueles que não gostam tanto assim de cebola, deixa eu avisar que o sabor é bem leve e delicado e vale a pena provar!!!

Torta de cebola



 Ingredientes

Massa:
> 1 e ½ xícaras de farinha de trigo
> 100g de margarina gelada
> 1 gema de ovo
> Sal a gosto

Recheio:
> 2 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
> 1 colher de sopa de margarina
> 1 colher de sopa de azeite de oliva
> 250g de ricota cremosa
> ½ xícara (chá) de leite
> 3 ovos
> Cebolinha verde a gosto (opcional)
> 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado. Separe um pouco para finalizar a torta.
> Sal a gosto

Modo de preparo

Massa:
Misture todos os ingredientes da massa e vá trabalhando com a ponta dos dedos até obter uma massa lisa e homogênea. Embrulhe a massa em filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos 15 minutos.

Recheio:
Aqueça o azeite e a margarina em uma frigideira e acrescente a cebola. Tempere com um pouco de sal e deixe refogar até que a cebola fique transparente. Cuidado para não deixar a cebola dourar! Reserve.

Enquanto a cebola esfria é hora de preparar o creme de ricota. Em uma tigela bata os ovos ligeiramente, acrescente o creme de ricota, o leite e o queijo parmesão. Misture delicadamente e prove o sal, se necessário acrescente um pouco. Reserve.

Montagem:
Forre o fundo e as laterais de uma fôrma ou refratário para tortas com a massa. Espalhe as rodelas de cebola sobre a massa e acrescente o creme de ricota por cima da cebola. Finalize polvilhando um pouco de queijo parmesão ralado sobre o creme e leve a torta para assar em forno preaquecido em 180ºC até dourar a superfície.

Espero que gostem!

Quem fizer me conta!!!

Beijinhos!!!

16 comentários:

  1. Carol,

    Vou fazer, amo quiche.
    Aqui compro a massa pronta , é muito barata, nem compensa fazer em casa.
    Custa 0.89 euros...rsrs...Levei a receita do recheio.
    Besitos

    ResponderExcluir
  2. O aspeto é ótimo, vou provar, beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria Carolina,
    Também adoro cebola.
    Fiz uma com alho poró (receita que vi na net) que ficou ótimo (não entendo nada de culinária e o marido disse que foi uma das melhores tortas que já comeu rs \o/)
    Nem me lembro onde vi a receita, e era tão básica rs
    Separando a sua, se fizer eu conto!

    Obrigada!
    A Chapeuzinho manda um beijo e agradece.
    Vamos deixar mais para novembro então.
    Quarta é um dia corrido para mim, saio de casa bem cedo e o dia fica mais curto rs
    Pode ser ?
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Cá em casa tb amamos cebola! Penso que sua torta vai fazer a alegria aqui!!
    Ficou linda toda douradinha...
    Um bejim pra você!

    ResponderExcluir
  5. hummmm deu agua na boca...

    blogdabiane.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hola mi amiga ,, muggggggg esa receta se me hace agua en la boca
    Besos

    ResponderExcluir
  7. Adorei a receita, deve ficar muito boooom! <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa eu amo cebola.. fiquei apaixonada por sua receita!!! BJU

    ResponderExcluir
  9. Que cara boa!!! Aqui em casa adoramos sopa creme de cebola, acho que essa torta vai fazer sucesso!!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  10. Nossa não sou muito chegada a cebola. mas essa está com a aparência linda, vou guardar a receita.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  11. Amo cebolas. Carolina. Abuso de cebolas. E de alho.
    Não tenho, nunca tenho, eh Ricoto. Detesto ricota.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Maria Carolina!
    Adoro essa tarte de cebola. A minha é ligeiramente diferente e vou mostrá-la qualquer dia!
    Desejo-lhe um domingo muito feliz ... e sim, também eu sentia saudades.
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Ai que delicia, eu amo cebola, aqui em casa nunca falta tambem.
    Bom domingo.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  14. Oi Maria Carolina,
    Ficou linda e deve ter ficado deliciosa também!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Carol, hoje faço a torta, sábado ela virou coruja...kkk...
    Besitos

    ResponderExcluir
  16. hum que delicia meu amor, eu adoro receitas que levam ricota

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!