terça-feira, 17 de junho de 2014

Ideias DIY | Tutorial: Como fazer pôsteres do tipo Keep Calm... usando o site Keep Calm-o-Matic

Oi gente!!!

Andei meio sumidinha, mas voltei com um tutorial bem bacana para compartilhar com vocês!!!

Há um tempo atrás vi em algum lugar na internet um pôster do tipo Keep Calm fazendo uma brincadeira com a frase Home Sweet Home (Lar doce Lar) e a expressão Home Office (que já virou um termo popular para os "escritórios" montados em casa). O resultado foi a frase "Home Sweet Office". Achei muito fofo, e nesses dias em que estive fora da blogosfera me curando de um resfriado e organizando a "vida real" decidi fazer um quadrinho desses para decorar o meu home office.

Para executar meu projeto usei um site bem bacana que facilita muito a vida de quem pretende montar seu próprio Keep Calm, o "The Keep Calm-O-Matic", vocês já ouviram falar?! Apesar de ser um site gringo (está todo em inglês), a interface é bem intuitiva e fácil de usar e em poucos minutos seu pôster está pronto para ser impresso. Como eu sou muito boazinha, kkkkkkk, decidi montar um tutorial para facilitar ainda mais a vida de vocês... me acompanhem e vejam que molezinha!

Esta é a página inicial, que você pode acessar clicando aqui. Uma vez nesta página o primeiro passo é clicar na aba "CREATE A POSTER".

Feito isso, uma nova página se abrirá. Vamos usar a opção "Keep Calm Poster". A primeira coisa que devemos fazer nesta página é criar o texto. Podemos criar frases usando de 1 a 5 linhas. Observem a região marcada em azul. Em cada retângulo desses devemos escrever as palavras que vão compor a frase que desejamos no nosso pôster.

Vou usar o meu pôster como exemplo para ficar mais claro. Como eu já mencionei anteriormente eu escolhi a frase "Home Sweet Office". Como esta frase só possui 3 palavras eu não usei as 5 linhas, deixei a linha 2 e a linha 4 em branco. Observem que no lado direito da tela é exibida uma prévia do pôster conforme as alterações são feitas.

Agora é hora de escolher o "logo" (o desenho que fica em cima do texto). Para isso basta clicar no desenho da coroa...

E a seguinte página se abrirá:

Você pode navegar pelas categorias listadas no lado esquerdo da tela e selecionar a imagem mais adequada para o seu pôster. É possível ainda importar imagens do Facebook ou Instagram, e carregar imagens salvas em seu computador (neste caso use a opção "upload your image"). No meu caso escolhi a opção "Logos and Symbols" e selecionei o coração. Basta clicar em cima da figura desejada.

Hora de escolher a cor de fundo do pôster! Para isso clique no quadradinho vermelho como mostrado abaixo:

Você pode escolher uma imagem como plano de fundo navegando pelas categorias do lado esquerdo da tela, pode escolher também imagens diretamente do Facebook ou Instagram, ou ainda, se preferir usar um fundo liso com apenas uma cor escolha a opção "Choose a colour".

Eu escolhi a categoria "Floral" e a opção "Birds"...

A seguir, escolha a cor do texto clicando em "Text Colour"...


Selecione a cor desejada e clique em "Apply".


Você também pode escolher o tipo de letra selecionando uma das opções apresentadas em "Text Font". Eu escolhi a terceira opção.


Para determinar o tamanho da letra e o tamanho do pôster clique na aba "Show More Options"...


Nos campos que eu marquei em azul você deve escolher o tamanho da letra e em amarelo as dimensões do pôster, ambas estão em pixels. Para fazer a conversão e saber o tamanho em cm usei a relação 1 cm ~ 38 px (peguei essa relação no Google). Para o meu pôster escolhi as dimensões aproximadas de uma folha A4 (793 px de largura e 1096 px de altura) e para as letras usei 100 px para a palavra "Sweet" e 150 px para as demais. Você pode ir testando outros tamanhos e visualizando na prévia até atingir o tamanho desejado.

Depois disso, preencha seu nome no campo "Your Name" e clique em "Create my Poster".


Clique na opção salvar e a seguir escolha o formato desejado, eu escolhi PDF.



Depois é só "logar" usando uma conta de e-mail ou de uma rede social e o arquivo será salvo em seu computador. A partir daí é só imprimir e usar!


E voilà, ficou assim:


Para imprimir usei papel cartão branco 180 g/m² de tamanho A4!!! Comprei um porta-retrato com dimensões adequadas para o tamanho da figura e emoldurei em casa mesmo!!! Assim que eu terminar de organizar meu cantinho venho mostrar para vocês!

Espero que tenham gostado!

Beijos e ótima semana!!!

13 comentários:

  1. Quero dizer que não percebi nada do que falaste nesta tua postagem mas,mesmo assim,resolvi aqui deixar um beijinho com votos de uma excelente semana cheia de paz,alegria,sucesso e muita saúde!! Tudo de bom para ti!! Dá um salto no meu blogue para veres as minhas novidades!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. hola amiga querida No sabia que existia ese sitio en internet!! es lo mejor mejor !! me encanto saber hacer el famoso Keep Calm

    ResponderExcluir
  3. MUITO LEGAL ...
    olha na sexta matarei sua curiosidade...
    e voce realizara o seu...
    beijocas,sejamos gentil.
    obrigada pelo carinho sempre.

    ResponderExcluir
  4. Amei esta dica....qdo resolver criar um ,ja sei onde vir buscar ajuda,rs
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Amei!!! As explicacoes ficaram otimas!!! Perfeitas mesmo! Acho que vou fazer um!!! Obrigada por compartilhar!
    Bjs e um lindo dia!!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a dica , valeu ,
    é bom saber de novidades.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Maria Carolina, vc explicou direitinho.
    Mas eu não tenho vontade de mudar muita coisa na minha casa.
    E ainda estou terminando reformas, acredita?

    ResponderExcluir
  8. Carol vc é muito fera nos PAP, explica tão bem explicadinho que é ruim de não conseguir fazer até eu que odeio mexer com comput rsrs.
    amei a sua versão.

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, Maria Carolina. Gostei muito.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. olá,, Maria Carolina...(vi seu nome nos comentários anteriores...hehehe)

    Estou admirada com a sua paciência e boa vontade em nos explicar como fazer o cartaz.

    Sabe, eu tenho muita dificuldade em mexer nos programas, ainda mais os que estão em inglês...não sai do I love you...

    Menina, estive vendo suas postagens anteriores, ai...que graça aquela almofada de pompons...ficou linda...copiei sua ideia, um dia ainda faço!!

    Tenha uma semana iluninada,

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post, muito bem explicado. Essas plaquinhas são uma graçaaa!
    Bjimm

    melhoresposa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!